Páginas

Dicas de ouro para vencer a Procrastinação



Olá!

Hoje vim até aqui para falar de um tema que está constantemente na minha cabeça que é a procrastinação.


Eu sempre fui uma pessoa muito perfeccionista, o que às vezes era bom, outras vezes péssimo, isso porque o fato de você querer fazer tudo perfeito, de que não ocorram falhas, faz com que sempre posterguemos tudo.

É algo do tipo: "Tenho que arrumar a minha cama! Mas estou com muita pressa e não vou conseguir colocar as pontas dos lençóis da forma que tem que ficar! Então depois eu arrumo!"

Sei que esse esse exemplo pode parecer meio bizarro para algumas pessoas, mas é exatamente o que acontece com a maioria dos perfeccionistas. Aprender a lidar com o dia a dia e fazer o que é necessário, sem que esteja "perfeito" é extremamente desafiante.

Como comentei no post anterior, de uns tempos pra cá estou agregando a organização a minha vida e, estou aprendendo que organizar é simplificar, que o perfeito não existe e nunca vai existir e, que o depois nunca chega.

Aprendi várias técnicas que me fizeram definitivamente mudar de vida, mas gostaria de destacar duas delas:

  1. Tarefas que duram menos que dois minutos devem ser concluídas na hora. Essa dica dita que se uma tarefa dura menos que dois minutos para ser concluída, faça-a agora, não deixe para depois, afinal, o que dois minutos vão alterar na sua rotina? Essa dica é crucial, é incrível como a quantidade de coisas para fazer diminui.
  2. Tempo devoto. Se você tem uma tarefa ou projeto que exija dedicação e concentração e você está adiando, esperando motivação para iniciá-lo, comece-o e dedique-se a ele por apenas cinco minutos e você verá as coisas fluírem naturalmente, ao contrário do que se pensa, não sentirá vontade de parar ao término dos cinco minutos, às vezes a motivação que falta para iniciar algo, é exatamente "iniciar".
Claro que existem milhares de outras técnicas que ajudam a não procrastinar e, estou tentando aos poucos incluir todas em minha rotina, essas dicas que coloquei aqui fazem parte do método GTD do David Allen (pelo qual estou cada dia mais apaixonada). Conheci o método através do Vida Organizada da Thais Godinho, que acompanho há um tempo. É incrível como é um método maravilhoso de organização e produtividade.

Quis compartilhar isso aqui porque a procrastinação é algo que sempre atrapalhou a minha vida em tudo, na escola, na faculdade, no trabalho, na vida, na família... Em tudo mesmo. E o problema é que eu não me dava conta disso. Buscar fazer bem as coisas é sempre bom, mas deixar sem fazer por medo de não ser "perfeito" como se imagina é ilusão, a perfeição nunca será alcançada, na verdade ela não existe e temos que nos dar conta disso.

É claro que existem diversos outros tipos de procrastinadores, mas mesmo os que não o são por causa do perfeccionismo podem ser ajudados por intermédio dessas técnicas.

Incrível como nossas vidas muda para melhor com pequenas mudanças de pensamentos e consequentemente nossas ações.

Ahh! Como eu disse, conheci o GTD através do blog da Thais e, ontem adquiri tanto o livro dela, quanto a nova versão do A arte de fazer acontecer, comprei o livro e o e-book do livro Vida Organizada da Thaís, o do David versão 2015 só encontrei por enquanto no formato e-book, já estou quase terminando o livro Vida Organizada da Thaís, amei a leitura dele, mas isso era óbvio que iria acontecer, já que a acompanho no blog e amo a forma com que aborda os temas e a forma como escreve.

O livro do David eu li 10% (o leitor Kindle indica a porcentagem *-* ) e também estou amando. Não li as outras versões, e é a primeira vez que estou tendo contato direto com a obra dele, mas sinto que vou conluí-lo rapidamente e que será um livro de referência, que irei ler e reler sempre. Em breve quero adquirir também a versão física.

Estou tão animada com o assunto, que acho que estou virando até obcecada já, falando sobre isso com todos. Mas é algo tão motivante você ver a sua vida andar, ver as coisas que você sempre quis fazer, sempre quis realizar, sendo concretizadas, ver suas ideias saírem da mente, irem pro papel e mais tarde se tornarem próximas tarefas.

Nunca achei que fosse achar tão gostoso o fato de riscar um item de uma lista de tarefas *-* kkkkk

Então por hoje é isso! Mais para frente quero falar também sobre mudança de hábitos e como isso influencia nossa vida!

Beijos! Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré